sábado, 14 de novembro de 2015

Como produzir aço a partir de sucata?

 Existem dois processos para a fabricação do aço. O processo mais utilizado consiste na produção de ferro fundido no alto-forno e após refinamento, em que o ferro fundido se transforma em aço no conversor de oxigênio. Outro processo utilizado consiste em fundir sucata de ferro em um forno elétrico cuja energia é fornecida por arcos voltaicos (espaço preenchido por gás no meio de dois eletrodos condutivos, que frequentemente são feitos de carbono, gerando uma temperatura muito alta, capaz de fundir ou vaporizar virtualmente qualquer coisa).


ETAPA 1: Primeiramente os resíduos/sucatas de ferro e aço devem ser separadas do lixo, por processo manual, ou através de separadores eletromagnéticos. Em alguns casos as sucatas passam por processo de limpeza para a retirada de contaminantes;

ETAPA 2: Em seguida, são prensadas em fardos para facilitar o transporte até as usinas. Quando a sucata possui tamanho elevado ela deve ser cortada ou cominuída antes da prensagem. Ao chegar na usina a sucata vai para equipamentos chamados de fornos elétricos a arco (FEA), onde são aquecidas e fundidas a aproximadamente 1550ºC.

ETAPA 3: Após atingir o ponto de fusão e chegar ao estado líquido, o material é lingotado e moldado na forma de tarugos e placas metálicas, que serão posteriormente cortados/conformados na forma de chapas, perfis ou barras de aço.A sucata demora somente um dia para ser reprocessada e transformada novamente em lâminas de aço usadas por vários setores industriais - das montadoras de automóveis às fábricas de latinhas em conserva.O material pode ser reciclado infinitas vezes, sem causar grandes perdas ou prejudicar a qualidade.









By: Giseli Souza e
Leandro da Gloria









Nenhum comentário:

Postar um comentário